SAIBA COMO MONTAR UM QUARTO IDEAL PARA O SEU FILHO QUE O AJUDE NO SEU DESENVOLVIMENTO



Montar um quarto ideal para seu filho ser acolhido e estimulado em seu desenvolvimento global é uma questão muito importante. Além de oferecer à criança um espaço atrativo e aconchegante, é ideal decorá-lo com a intenção de favorecer seu desenvolvimento. Para isso é preciso pensar nas fases que o quarto lhe servirá e nas demandas de cada idade. Quais são seus planos? Veja algumas ideias e dicas a seguir para montar um quarto sob medida.


5 dicas de decoração com estímulos cognitivos


Cada criança possui características próprias em relação à saúde, emoções e comportamento, esse deve ser seu primeiro referencial. Em casos de crianças com deficiência, a orientação profissional é muito relevante. Sem essa ressalva, você deve privilegiar a funcionalidade e estímulo cognitivo, ou seja, o desenvolvimento e aprendizagem natural. Após considerar as necessidades particulares do seu filho para escolher tecidos e materiais, você poderá pensar nas necessidades comuns. Vamos às dicas!


1.Cama

Berços ou camas adequadas são a primeira preocupação. Uma tendência é eliminar o berço desde cedo, avalie o momento ideal para essa opção. Você pode usar tapetes, paletes ou camas rentes ao chão para acomodar o colchão. Pense no clima local, bem como condições de temperatura e umidade prevalentes em sua casa para definir a altura. Além de segurança, a acessibilidade da cama facilita a autonomia do bebê.


2.Janelas e cortinas

As janelas e cortinas vão regular a entrada de luz e ar, bem como estabelecer contato com meio externo. Quanto mais arejado e provido de luz natural durante o dia, mais adequado será o ambiente. A visão da área externa é um estímulo à parte, sendo possível, permita à criança usufruí-la, pois é enriquecedor.


3.Paredes

As cores claras podem ser mais tranquilas e indicadas no primeiro ano de vida. Entretanto, tão logo a criança comece a se desenvolver, tintas que tornam as paredes disponíveis para desenhar são ótima ideia. Além da praticidade e facilidade na limpeza, esse tipo de pintura nas paredes estimula o desenvolvimento da criança. Considere os efeitos das cores sobre o emocional da criança. Há estudos que indicam o excesso de azul como causador de preguiça, por exemplo.


4. Estantes, brinquedos e livros

Escolha estantes e armários acessíveis à criança, para que possa alcançar os objetos sozinha. Para brinquedos e objetos, escolha aqueles que geram estímulos diversos. Cores básicas e formas geométricas podem ser exploradas e combinadas ao seu gosto. Avalie a matéria-prima antes de comprar, ela precisa ser:


● Antialérgica;

● Atóxica;

● Sem resíduos de metais pesados, comuns em brinquedos falsificados;


Os brinquedos podem ter múltiplas finalidades, servindo como distração, além de serem interativos e instrutivos. Prefira aqueles que a criança pode manusear e realizar várias ações. Brinquedos tradicionais têm funções inigualáveis, um João-bobo, por exemplo, pode ser um sucesso além de ser um objeto atrativo e barato. Quanto aos livros, devem ser adequados para cada idade, há opções em formato 3D, sensoriais, com quebra-cabeças, e outras atividades.


5. Quadros, estampas e tapetes

Escolha papéis de parede e quadros com cuidado, para evitar o excesso de informação visual. Uma ideia excelente são os tapetes sensoriais, que podem ser confeccionados em casa, com objetos comuns, sem maiores dificuldades. Há uma profusão de imagens na internet para ter ideia de como fazer ou encomendar o seu.


Conclusão

Lembre-se de que grande quantidade de brinquedos e objetos podem confundir a criança em vez de ajudá-la. Mas você sempre pode guardar parte deles em outro cômodo da casa e aliviar o ambiente do quarto. Crianças brincam melhor quando acompanhadas, nenhum brinquedo substitui a presença de um adulto. Você pode repetir a leitura de livros, mas vá variando e renovando seu acervo, através de compras, trocas e empréstimos. Ensinar a criança a organizar os objetos, livros e brinquedos em caixas, potes e estantes também contribui para o seu desenvolvimento. A Da Vinci possui itens especiais que vão ajudar você a montar um quarto ideal para seu filho se desenvolver o máximo possível. Venha conhecer!

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo