DICAS PARA ESCOLHER CORTINAS PERFEITAS


Para escolher cortinas perfeitas, identifique as características que deseja realçar no ambiente.

As cortinas vão definir o estilo e personalidade do espaço que ocupam.

Logo, devem ser escolhidas com cuidado para se harmonizarem com o local de destino.

Para produzir o melhor efeito decorativo devem ter também a medida ideal, além do tecido e cor apropriados.

Você sabe quais são os segredos para acertar na hora de escolher cortinas?

Para ficar feliz com suas escolhas, veja as dicas a seguir saiba o que considerar na hora de escolher cortinas.


Confira essas dicas e critérios para acertar na hora de escolher cortinas


1. Objetivo Responda: vou escolher cortinas para quê?

Essa pergunta lhe ajudará a definir o objetivo a ser alcançado na hora de escolher suas cortinas. Isso é fundamental para orientar sua escolha.

Elas podem servir para:


● Decorar o ambiente;

● Oferecer privacidade;

● Modular a luminosidade;

● Bloquear ruídos.


2. Intensidade da luz

Para ambientes com intensa claridade escolha cores claras. Se a luz do sol incide diretamente sobre elas, veja as recomendações do fabricante para os tecidos escolhidos. As cores escuras podem sofrer alterações de tonalidade e assumir aquele efeito queimado em pouco tempo de exposição.


3. Adequação às estações

Invernos rigorosos pedem tecidos mais pesados para suavizar as baixas temperaturas do ambiente e torná-los acolhedores. Avalie as estações e temperaturas que prevalecem em sua região. 4. Instalações e conservação Escolha a forma de fixação de acordo com o local de instalação. Na ausência de cortineiros em gesso, os varões com ponteiras são a forma mais prática para colocar e tirar. Considere também suas opções de higienização no ato da escolha. Caso não disponha de profissionais para a limpeza, escolha aquelas de mais fácil manuseio.


5. Para bloqueio total de luz

Para bloqueio total da luz em quarto ou sala de TV, o modelo Blackout é a solução ideal. Nesse caso, é indicado a instalação de tela solar, pois ajuda a regular a temperatura ambiente, prevenindo o super aquecimento.


6. Efeitos sobre o ambiente

Elas ajudam a construir o estilo e personalidade do ambiente, daí a importância de escolher cortinas com muito cuidado. Os tecidos, varões e ilhós ajudam também na composição desejada, por isso, dê atenção aos detalhes. Para obter um efeito mais casual, há opções em tecidos de algodão ou artesanais que combinam com ilhós de madeira. O acabamento em amarrações, tecidos leves e fluídos, com estampas florais podem emprestar um ar romântico. Agora, se você deseja um ar mais requintado e elegante, escolha tecidos nobres. A elegância pode ser construída de várias formas, com finos acabamentos em gesso, através de bandôs, trilhos ou varões metalizados. Se a intenção é obter um efeito delicado, você pode optar pela renda, o clássico para cortinas. Nesse caso, faça a sobreposição com outro tecido para realçar o desenho.


7. Linha de decoração sofisticada

Se sua linha de decoração é mais sofisticada ou sóbria, as cortinas podem ser usadas para realçar a sofisticação seguindo a mesma linha. Entretanto, se a ideia é equilibrar o ambiente, escolha uma composição de cortinas mais leve e de tom neutro em voil. A leveza desse tecido combina com qualquer ambiente.


8. Fique atento às medidas

As cortinas devem cobrir a janela ou porta com sobras seguras, podendo cobrir até toda a parede, se preferir. Fixe-as o mais perto possível do teto, observando a distância adequada do chão. Elas devem ficar próximas do piso, sem se arrastarem, contudo. A medida certa as deixa pender livres para balançar e embalar suavemente o local conferindo uma certa dinâmica e movimento.


Conclusão


A casa deve ser um santuário de sonhos, e jamais um altar de sacrifícios.

Esqueça aquela frase deplorável: “eu queria outra cortina, mas não encontrei, então comprei essa.”

Sabia que um olhar experiente pode ajudar a descobrir exatamente o que combina com você e sua casa?

Para escolher as cortinas que sonhou, conte com a orientação e opinião profissional, da equipe da Da Vinci.

Realizamos projetos personalizados e sob medida, para deixar sua casa como você planejou.

Venha para Da Vinci Decorações.

2 visualizações