COMO ESCOLHER A CORTINA IDEAL


A escolha da cortina de um ambiente não é importante apenas para a sua decoração, como também para promover maior conforto visual aos moradores. Além disso, esse acessório é de fundamental importância para que o espaço tenha maior proteção da luminosidade externa, fique mais aconchegante e ainda proporciona maior privacidade. Vale destacar ainda, que é preciso pensar no tipo de tecido, cor e os modelos disponíveis que melhor se adaptam a cada cômodo. Continue a leitura desse post e veja mais dicas para escolher a cortina ideal para sua casa.


Qual o objetivo da cortina para um ambiente Depois de fazer a medição da parede, é preciso definir qual o papel que a cortina terá para um determinado ambiente da casa. Quer seja para diminuir os ruídos externos, reduzir a luminosidade, garantir a privacidade, ou apenas com fins decorativos, a escolha da cortina ideal deve levar em conta esses critérios. Assim sendo, as chances de encontrar um modelo que atenda às suas necessidades e cause o efeito desejado na decoração, são muito maiores. Para que não fiquem dúvidas, veja as seguintes dicas:


Cortinas claras são boas opções para janelas muito expostas ao sol Para os ambientes que possuem janelas que possuem intensa luminosidade do sol, o aconselhável é que as cortinas sejam de tecidos claros. Visto que as tonalidades escuras, mesmo que consigam barrar mais claridade, possibilitam maior retenção do calor, que fazem com que a temperatura do ambiente fique mais alta durante o dia. No entanto, se essa não é a sua intenção, o melhor a se fazer é optar por cortinas de linho, sarja, seda ou richelie, em cores claras Qual altura ideal da cortina Com certeza, uma das principais dúvidas na hora de comprar uma cortina, é quanto a sua altura, por exemplo: ● Quando usar cortinas curtas? ● A cortina pode ir do teto até o chão? ● Qual altura para cortinas das salas? Quando a diferença entre o teto e a janela for até 30 cm, o aconselhável é explorar todo o comprimento da parede, assim como para que o ambiente fique elegante e transmita a sensação que o pé direito é mais alto, a barra pode ter uma sobra de até 4 cm. Já as cortinas curtas, use-as somente nos quartos das crianças, que permitem um clima mais descontraído, além de evitar possíveis acidentes. Uma outra possibilidade para esse modelo, é quando existe uma bancada abaixo da janela que recebe a cortina curta. No entanto, as cortinas longas são as melhores alternativas para deixar o ambiente mais sofisticado e elegante Como deixar o ambiente mais acolhedor no frio Os amantes do clima frio costumam preparar sua casa para esperar a chegada da estação que é considerada a mais elegante e sofisticada. A fim de deixar os cômodos mais acolhedores, aquecidos e bonitos, vale lançar mão de cortinas confeccionadas em tecidos mais pesados ou com sobreposição. Modelo de cortina blackout A intenção da cortina blackout é deixar o local mais escuro, que pode ser um quarto, para garantir uma melhor noite de sono. Ou na sala de TV, para que a claridade externa não seja refletida no aparelho, o que pode causar desconforto na hora de assistir seu programa preferido. Conclusão É difícil imaginar uma casa que não tenha em sua decoração uma bela cortina, não é mesmo? Afinal, por mais simples que seja um ambiente, ganha um charme todo especial com a presença de um acessório desses. Independente do tecido, cor, ou modelo, é imprescindível que a marca seja de confiança, o que vai garantir maior tempo de vida útil da sua cortina. Na Da Vinci Decorações, você encontra não apenas as mais belas cortinas, como também uma grande variedade de tapetes e papéis de parede para deixar sua casa ainda mais bonita e agradável.

3 visualizações