6 DICAS DE COMO USARDECORAÇÃO RÚSTICA



Você que deseja se conectar com os elementos naturais precisa saber como usar decoração rústica. A decoração rústica é uma excelente opção para construir ambientes harmoniosos, requintados e atrativos. Esse tipo de decoração cumpre bem a função de aterrar a rotina e combater a artificialidade e frieza dos ambientes. Através do uso da matéria em suas formas mais primitivas é possível dar um ar leve e atraente a qualquer espaço. Veja aqui algumas dicas de materiais aliados ao emprego criativo na decoração. Vá em frente, continue a leitura!


6 dicas para criar e aproveitar a decoração rústica

A decoração rústica pode ser utilizada na fazenda, jardins, casas, apartamentos e até salas comerciais. Além de beleza, esse estilo confere elegância a diversos ambientes utilizando materiais comuns. Para obter um efeito bonito e clean, entretanto, é importante acertar nas combinações. Veja algumas sugestões e materiais que podem ser aproveitados com ótimos resultados na decoração rústica:


1.Tronco, madeira de demolição, paletes

Podem ser empregados em vários móveis e ambientes, de inúmeras formas criativas :

● Cabeceiras;

● Bancos;

● Mesas;

● Balcões;

● Utensílios de cozinha: tábuas, gamelas;

● No jardim.


2.Revestimento de piso, parede, teto

Pedras rústicas, tijolinhos e madeira podem servir a muitas finalidades e ser empregados para revestir piso, parede e teto. Com o tempo esses materiais deixaram de ser usados e cederam lugar para cerâmicas e porcelanatos. Entretanto, há quem os prefira ainda hoje, para os apreciadores que decidem empregá-los, revelam-se bastante versáteis. Com o acabamento adequado de impermeabilização podem ir das áreas externas até as salas e quartos.


3. Objetos arcaicos rústicos

Se você possui objetos de família como baús, escrivaninhas, máquinas de costura antigas, pode criar cantos centralizados neles. Potes de barro natural, flores do tipo sempre-viva e objetos artesanais também combinam de forma harmoniosa com a decoração rústica. Evite o excesso de quinquilharias para não deixar o ambiente com ar de museu.


4. Cortinas, toalhas, mantas e redes de tecidos artesanais

Para obter aquele efeito leve acrescente cortinas de algodão cru, mantas feitas à mão. As mesas podem ficar expostas e receberem toalhas de tecido rústico para as refeições. Nas áreas externas os bancos de demolição e os jardins convidam ao relaxamento. Nada melhor que fazer isso através de um livro, cochilo ou apenas suave reflexão em uma rede ao melhor estilo nordestino.


5. Objetos de corda de sisal e tapetes

Objetos variados podem ser feitos para decoração rústica com corda de sisal. Alguns exemplos são luminárias e estantes em ponto macramê. Os tapetes de algodão ou fibras naturais completam a decoração rústica dando aquele toque extra de charme.


6. Plantas

Folhagens verdes também não podem faltar para que a decoração tenha um aspecto natural e harmonioso. Além de trazer charme, as plantas renovam o ar e trazem calma e paz aos moradores. Portanto, invista em lindos vasos de folhagens e flores para alegrar e completar suas combinações. O tempo dedicado ao seu cuidado ainda lhe trará benefício terapêutico, atestado pelos mais experientes em cultivá-las.


Conclusão

Para quem aprecia esse estilo, recomenda-se escolher o tipo de material a ser usado e o ambiente no qual será empregado. Antes de modificar e instalar qualquer objeto em definitivo, faça testes e simulações, se possível A sustentabilidade é um dos benefícios de usar decoração rústica. Tendo em vista a economia dos recursos empregados no beneficiamento da matéria. Para conservar e usufruir por muito tempo de sua decoração fique atento aos produtos usados na manutenção. Em geral basta usar ceras naturais, óleo mineral, aspiradores e panos úmidos para a limpeza e conservação. A Da Vinci tem objetos versáteis que combinam perfeitamente com diversos materiais para produzir resultados incríveis em sua decoração rústica.

0 visualização